Fonte: http://blog.estantevirtual.com.br/
Livros que deixarão o leitor tenso até o fim
O conceito de livro bom varia bastante. Varia tanto de pessoa para pessoa quanto de gênero literário para gênero literário. Um ótimo romance é diferente de um ótimo terror, assim como ocorre quando comparamos uma obra de fantasia com uma de poesia. Contudo, quando tratamos de suspense, o conceito de bom é explícito: o leitor tem que quebrar a cabeça para desvendar o final da história – não importa se ele acerta ou não – e ficar tenso até o último capítulo.
Rewan Tremethick |
Pensando nisso, criamos uma lista de títulos que as pessoas não conseguirão largar o fim da leitura! Prepare-se! Depois de começar você não parará mais.
Desde o início dos tempos, uma linhagem de beduínos é responsável por guardar a chave que decifrará o mais antigo e importante segredo da humanidade: a mensagem criptografada que Jesus Cristo deixou aos Homens. Vivendo no Deserto da Judeia, eles tinham a certeza de que se manteriam anônimos de tudo e de todos. Assim foi até o dia em que assassinos cruéis invadem o templo e dizimam um por um. Ao mesmo tempo, um experiente estudioso morre, em circunstâncias suspeitas, num vilarejo na França. Quando seu filho, Damien Louvel, viaja de Nova York para resolver as questões burocráticas do funeral, descobre que o pai estava mergulhado numa pesquisa sobre um misterioso objeto — a pedra de Iorden —, que, ao que tudo indica, custou-lhe a própria vida. O que realmente há de verdade em toda essa história? Por que as mais importantes personalidades do Vaticano estão desesperadas por um objeto? O que esse segredo pode influenciar na vida das pessoas?
Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando a corretora Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. Ela tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas. Identidade roubada é o relato visceral que Annie faz à sua terapeuta dos 365 dias em que ficou à mercê do homem a quem chamava de Maníaco.
Acompanhado de seu parceiro, o detetive Harry Bosch está a cargo de uma investigação que parece rotineira, seguindo a pista do assassino de uma loja de bebidas num gueto de Los Angeles. No meio da investigação, um telefonema ameaçador e uma mensagem em vídeo fazem com que o caso se torne pessoal para o detetive: as imagens foram registradas em Hong Kong e quem aparece nelas é Maddie, a filha dele que mora lá com a mãe, sua ex-mulher Eleanor. Agora, ela foi sequestrada, a polícia local não deu muita importância e o pai não tem escolha senão pegar o primeiro avião e se aventurar pelo território chinês.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Um grande hotel em Reykjavík, capital da Islândia, está pronto para a festa de Natal. Quando a camareira desce até o porão para buscar o Papai Noel, no entanto, o que ela encontra é um cenário macabro: o zelador morto e coberto com seu próprio sangue. Enquanto os funcionários do hotel tentam manter intacta a imagem do estabelecimento e turistas vivem o sonho de um Natal islandês, o inspetor Erlendur Sveinsson investiga o assassinato. Como é característico da obra de Indridason, Vozes se sustenta não tanto nas provas físicas e nas novas tecnologias de investigação criminal, mas sobretudo na perspicácia de Erlendur.
Não conte a ninguém, de Harlan Coben
Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter siso enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência. Não conte a ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatros Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.
Comentários