Orientadora
pedagógica dá conselhos para ter uma boa rotina de estudos para o
Enem.
A
maratona em busca de uma boa
nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já
começou. Agora, os alunos que almejam a tão sonhada vaga em uma
universidade, por meio dos programas Sisu,
Prouni ou Fies,
já estão correndo contra o tempo para se preparar. No entanto,para
garantir um bom desempenho na prova,
é preciso planejar uma rotina de estudos inteligente, considerando
horas de descanso e melhores estratégias.
Fonte: Shutterstock |
- Seja disciplinado
Ter disciplina é fundamental para conseguir alcançar uma meta. Por isso, o aluno precisa de organização, motivação e um planejamento que ajuda, dentro da sua realidade, a realizar um estudo de qualidade.
- Organize-se e faça um planejamento
Organização se refere à utilização eficiente do tempo que temos disponível para estudar. Sendo assim, o ideal é organizar o estudo dentro da realidade de cada um.
- Respeite seu tempo
As pessoas aprendem de maneiras diferentes, por isso, não há regra que defina como cada um deve estudar. Além disso, as características ambientais, sociais e emocionais devem ser levadas em consideração. A quantidade de horas não está diretamente ligada à qualidade do estudo, mas a ausência de interrupção, que garante uma apreensão do conteúdo com qualidade. É preciso conhecer o ritmo de estudo e não deixar matérias mais complexas para o final.
- Conheça a si mesmo
Cada um deve se conhecer para entender qual é a sua melhor forma de “funcionamento”. Há pessoas que se dedicam horas a uma única tarefa e o tempo nunca é suficiente. Outras dedicam menos horas e conseguem atingir o resultado. Aprenda a usar bem o seu tempo!
- Seja realista
É preciso estabelecer uma rotina de estudo que seja viável e não desejável. Dessa forma, podemos trabalhar com a realidade que temos.
Comentários