Curiosidades do Mundo das Bibliotecas

O livro de ficção mais caro do século XX é uma raríssima 1ª edição de Ulisses, de James Joyce, impresso em papel holandês artesanal e autografado pelo próprio autor, que foi avaliado em 180 mil dólares.




A primeira biblioteca “circulante” do mundo foi a do vizir persa Abdul Kassem Ismail (938-995), que viajava com 400 camelos, que carregavam os 117.000 volumes de sua biblioteca para onde quer que ele fosse. 

Os animais eram treinados para andar de forma que os livros estivessem sempre em ordem alfabética.

Até hoje não existe consenso sobre quem teria destruído a Biblioteca de Alexandria. Alguns historiadores afirmam que foram o romanos, outros atestam que foram grupos cristãos fundamentalistas. Há ainda uma terceira hipótese (por sinal, muito difundida no Ocidente), que afirma que a biblioteca teria sido destruída por ordem do sultão Omar I. O sultão teria afirmado que “se os livros contém a mesma doutrina do Corão, não servem para nada, porque são repetitivos; se os livros estão de acordo com a doutrina do Corão, não há razão para conservá-los”.


Ruínas da Antiga Biblioteca
A nova biblioteca de Alexandria foi inaugurada em 16 de outubro de 2002.

A atual biblioteca foi inaugurada com apenas 10 mil livros no catálogo. A meta é chegar a 8 milhões de livros. Ela possui 6 bibliotecas especializadas, 4 museus, 15 exposições permanentes e 4 galerias de exposições temporárias.

Nova Biblioteca de Alexandria

E você? Tem alguma história curiosa sobre Bibliotecas? Compartilhe aqui conosco deixando seu comentário!

Comentários