Projeto Poesia às segundas-feiras



BRECHT, Bertolt; SOUZA, Paulo César de (organizador e tradutor). Por muito tempo procurei a verdadeIN: Poemas: 1913-1956. 7a.ed. São Paulo, editora 34, p.98

1
Por muito tempo procurei a verdade sobre a vida dos homens entre si
Esta vida é muito complicada e difícil de compreender
Trabalhei duramente para compreendê-la, e então
Disse a verdade, como a encontrei.

2
Quando havia dito a verdade tão difícil de encontrar
Era uma verdade comum, que muitos disseram
(E nem todos acham tão difícil).

3
Pouco depois vieram pessoas em grande número, com pistolas distribuídas
E atiraram cegamente em todos que não tinham chapeu por serem pobres
E a todos que haviam dito a verdade sobre eles e os que os financiavam

4
Tomaram-me minha pequena casa e meu carro
Que eu havia ganho com muito trabalho
(Meus móveis ainda pude salvar)

5
Ao cruzar a fronteira pensei:
Mais que de minha casa preciso da verdade.
Mas preciso também de minha casa. E desde então
A verdade é para mim como uma casa e um carro
E eles me foram tomados.

Comentários