ALDISS, Brian; OLIVEIRA, Gilberto Bernarde de (trad.) Jornada de esperança.
Localização física: F A336j
Tudo começa em 1981, ano em que o Homem perde o controle das provas atômicas realizadas no espaço: aos poucos, ele se dá conta de que provocara a esterilidade de sua própria espécie. Sem herdeiros nem continuadores a civilização desmorona.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Não verás país nenhum.
Localização física: F B817n
Um dia teremos de comprar nos shoppings cheiros da natureza, das plantas e flores, da chuva e da terra molhada. O que dizer de um romance que tem 20 anos e continua a ser lido como se tivesse sido lançado agora, pela sua atualidade? Ele fala do futuro que já está acontecendo. Romance policial, de aventuras, de amor. Ficção científica, documento sobre o meio ambiente. Leve humor e ironia profunda permeiam este livro em meio a uma atmosfera sufocante.
DELILLO, Don; BRITTO, Paulo Henriques (trad.) Ruído branco.
Localização física: F D395r
Este livro é a história de um professor universitário que vive com a família no meio oeste americano, numa cidadezinha que é evacuada depois de um acidente industrial. À luz de de desastres como o da Union Carbide na Índia, que matou mais de duas mil pessoas e feriu outras milhares (e que acabara de ocorrer quando o livro foi publicado), este romance mantém seu sentido atual e aterrorizante.
GOLDING, William; FERRAZ, Geraldo Galvão (trad.) O senhor das moscas.
Localização física: F G571s
Este é o título mais importante e conhecido do autor, premiado com o prêmio Nobel de Literatura de 1983. Através do comportamento cruel de um grupo de crianças entregues à sua própria sorte numa ilha deserta do Pacífico, o autor constroi uma livro belo e desesperado.
MCCARTHY, Cormac; LISBOA, Adriana (trad.) A estrada.
Um pai e seu filho caminham solitários num mundo pós-apocalíptico. Estão fracos, o inverno se aproxima, e o pai acha que a única chance de sobrevivência é seguirem pelas estradas remanescentes em direção à costa, apesar de não terem ideia do que irão encontrar ao chegar lá.
Este romance é muito mais do que um relato apocalíptico. É a profunda e comovente história de um pai e seu filho, "cada um o mundo inteiro do outro", e a jornada que empreendem em busca da salvação.
QUEIROZ, Rachel de. O quinze.
Localização física: F Q47q
O quinze é a descrição da vida de retirantes cearenses que sofrem com o pior fenômeno climático por eles já vivenciado e mostra a situação desesperadora de Chico Bento e sua família. A autora aborda de maneira nobre a situação de nordestinos frente a essa desgraça ambiental que foi a seca de 1915, mostrando tanto a situação do fenômeno climático, quanto o descaso das autoridades frente a população mais carente.
DEAN, Warren; MOREIRA, Cid Knipel (trad.); DRUMMOND, José Augusto (rev.) A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira.
Localização física: 504 D324f
Um dos primeiros atos dos portugueses que chegaram ao Brasil em 1500 foi abater uma árvore para montar a cruz da primeira missa. Nesse gesto premonitório fez-se a primeira vítima da ocupação europeia da Mata Atlântica. Nos cinco séculos que se seguiram, cada novo ciclo econômico de desenvolvimento do país significou mais um passo na destruição de uma floresta de um milhão de quilômetros quadrados, hoje reduzida a vestígios. É esse desdobramento trágico de uma lógica sempre apresentada como inexorável pelos defensores da civilização que o autor conta neste livro pioneiro de história ambiental, trazendo uma visão nova e polêmica da história do Brasil.
FLANNERY, Tim; CALIFE, Jorge (trad.); FRANÇA, José Ricardo de A. (rev.) Os senhores do clima.
O autor, notório cientista australiano, vale-se aqui de extensa pesquisa e lança mão de sua experiência para construir uma fascinante narrativa da história do clima ao longo de milhões de anos. Com rigor e um texto irretocável, perfeitamente acessível, o autor expõe fatos, analisa implicações, desmistifica idéias e exemplifica concretamente como as mudanças climáticas já afetam a terra.
GORE, Al; LANDO, Isa Mara (trad.) Uma verdade inconveniente: o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global.
504.06 G673v
A atual crise climática talvez dê a impressão de ocorrer lentamente; mas na verdade, ela está acontecendo muito depressa, e já se tornou uma verdadeira emergência planetária. Para enfrentar e vencer o perigo que nos ameaça, primeiro temos de reconhecer que estamos diante de uma crise. Sendo assim, por que nossos líderes parecem não escutar esses sinais de alerta tão claros? Estariam eles resistindo a reconhecer a verdade porque sabem que, no momento em que o fizerem, terão de enfrentar o imperativo moral de agir?
LYNAS, Mark; VALENTE, Roberto Franco (trad.); VIVEIROS, Mariana (rev.) Seis graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe.
Localização física: 504.06 L996s
O que aconteceria se a temperatura do mundo se tornasse seis graus mais quente? Populações inteiras seriam exterminadas e alguns países sumiriam do mapa. A terra racharia em algumas regiões do globo. Em outras, dilúvios e enchentes destruiriam o meio ambiente. Este livro investiga as previsões dos cientistas de que o aumento das temperaturas globais ficará enre um e seis graus.
Comentários