RIBEIRO, João Ubaldo. Sargento Getúlio. Rio de Janeiro, Alfaguara, 2007.
Localização física: F R369s
Getúlio Santos Bezerra é policial militar, herói e anti-herói. Treinado para combater, Sargento Getúlio aprisiona o leitor em sucessivos deslocamentos no tempo, enquanto segue pelo sertão, como um pistoleiro que precisa e quer cumprir sua missão até o final.
RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. 4a.ed., Rio de Janeiro, Alfaguara, 2007. 639p.
Localização: F R369v
O romance se propõe a narrar quatro séculos de história da Bahia, associando imaginação ao fato, na torrente da memória ou da ficção, em que se misturam a verdade e a mentira das palavras.
Localização física: F R369a
Tertuliano é o protagonista deste romance, um homem muito velho que, apesar de detentor da sabedoria trazida por todos os seus anos de existência, ainda busca apreender algum sentido na vida.
RIBEIRO, João Ubaldo. Você me mata, mãe gentil: crônicas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2004. 253p.
Localização física: CR R369v
Nesta coletânea de 56 crônicas, o autor apresenta sua visão brasileiríssima do cidadão angustiado, mas ainda otimista, com os caminhos e descaminhos do país.
RIBEIRO, João Ubaldo. Arte e ciência de roubar galinha: crônicas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1998. 257p.
Localização física: CR R369a
Coletânea de crônicas cujo tema é a Ilha de Itaparica. O autor, com sua consagrada versatilidade literária, descortina para o leitor as suas memórias de infância e juventude, o seu dia a dia na ilha, os casos e conversas com personagens locais, representantes reais da gente brasileira.
Comentários