Projeto Poesia às segundas-feiras

Pensamento
De pessoas que chegaram a posições elevadas, cerimônias, riqueza, erudição e coisas semelhantes;
(Para mim, tudo o que essas pessoas alcançaram foge delas, exceto na medida em que tenha impacto sobre seus corpos e suas almas,
De modo que, com frequência, eles parecem desolados e desnudos,
E com frequência para mim cada um desdenha dos outros e desdenha de si mesmo ou de si mesma,
E a essência da vida de cada um, a saber: a felicidade, está repleta de excrementos apodrecidos pelos vermes,
E com frequência, a meu ver, aqueles homens e mulheres passam inconscientemente pelas verdadeiras realidades da vida e caminham na direção de falsas realidades,
E com frequência, a meu ver, eles estão vivos para aquilo em que os costumes os tem servido, e nada  mais,
E com frequência, a meu ver, eles são tristes, apressados, sonâmbulos, desacordados andando na escuridão).

WHITMAN, Walt; MEIRA, Luciano Alves (Trad.). Folhas de relva. São Paulo, Martin Claret, 2005. p. 381. (A obra-prima de cada autor).


Comentários