Auditório Pedro Dias Gonçalves
Espaço anexo à Biblioteca Monteiro Lobato, inaugurado em 1968. É a primeiro auditório público da história da cidade. Possui capacidade para 130 pessoas e seu nome foi dado em homenagem ao poeta e escritor Pedro Dias Gonçalves, militante do movimento literário de Guarulhos na década de 1980.
Espaço e equipamentos para restauro e conservação do acervo do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Guarulhos.
Bibliotecas especializadas
Biblioteca do Conservatório Municipal de Arte (Música) e Centro de Incentivo à Leitura Luís de Camões (Infanto-Juvenil). Confira
endereços.
Bibliotecas ramais
As bibliotecas ramais foram criadas com o intuito de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso à informação para a população dos bairros ou a públicos específicos, além de desenvolver projetos de ação cultural (teatro, contação de história, exibição de filmes, oficinas etc.) e de incentivo a leitura. Confira
endereços.
Atendimento especializado a pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão). Possui mais de 900 títulos em Braille, inclusive de literatura infanto-juvenil, produzidos pelos alunos da oficina sobre linguagem Braille e audiolivros. Ademais, os seguintes equipamentos: lupa eletrônica, impressora e máquinas Braille, software Jaws, cabine de gravação. Com a ajuda de voluntários e servidores, promove eventos periódicos de audiodescrição.
Troca e/ou doação de gibis, revistas, CDs, DVDS, fitas, VHS e LPs.
Espaço dedicado às histórias em quadrinhos. Estão disponíveis para consulta e leitura aos maiores de 12 anos de idade.
Área destinada à leitura e consulta de jornais, revistas, guias, almanaques, listas telefônicas, artigos selecionados sobre assuntos da atualidade e informações sobre a memória da cidade.
Consulta e empréstimo de livros, revistas, gibis e apostilas.